

O Grupo de MPB da Universidade Federal do Paraná é um dos seis grupos artísticos que integram a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Nasceu em 1994, a partir do desejo de alguns dos participantes do Coral da UFPR cantar música brasileira. É formado por profissionais e estudantes de diversas áreas pertencentes à comunidade interna e externa à Universidade. O conjunto comunga o propósito de pesquisar e difundir a música brasileira e, ao mesmo tempo, explorar e aprimorar as possibilidades da voz como recurso artístico e expressivo de seus integrantes.
Uma de suas características, assumida em sintonia com a multiplicidade de formas e relevos da cultura sonora brasileira, é a de transpor para o cenário e os próprios corpos dos cantores a força das composições escolhidas para seu repertório. De fato, o cuidado com o trabalho cênico tem demonstrado sensibilizar a platéia, liberando os movimentos, e possibilitando autoconfiança aos cantores. O resultado dessa equação é nítido, seus concertos atraem público cativo e com isso cumpre a feliz integração entre a arte e o conhecimento do patrimônio musical desse País.
O que reúne o Grupo de MPB é o interesse em resgatar para o público o que de melhor existe em termos de composição popular no Brasil. Dessa maneira o grupo tem promovido espetáculos temáticos circunscritos a momentos e situações históricos, colados à trajetória da música popular do Brasil. Através de uma rigorosa seleção, termina por enfocar determinados compositores e celebrar a evolução dos ritmos musicais consagrados brasileiros.